FIQUE POR DENTRO DO ASSUNTO: PATOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL



O termo “patologia” é derivado do grego(pathos – doença, e logia – ciência, estudo) e significa “estudo da doença”. Na construção civil pode-se atribuir patologia aos estudos dos danos ocorridos em edificações.

Essas patologias podem se manifestar de diversos tipo, tais como: trincas, fissuras, infiltrações e danos por umidade excessiva na estrutura. Por ser encontrada em diversos aspectos, recebe o nome de manifestações patológicas.

O Engenheiro Civil formado atualmente nas universidades brasileiras não está habilitado para atuar na área de patologia das construções.

Pela necessidade de conhecimento amplo sobre o funcionamento das construções, envolvendo reações químicas e solicitações mecânicas, este campo da engenharia civil tem sido tratado como uma especialidade.

Nos cursos de engenharia civil em algumas universidades, a matéria patologia das construções é ofertada como disciplina optativa na graduação, sendo ministrada também nos cursos de pós-graduação. Além disso, a cada ano surgem novos cursos de especialização em patologia das construções como uma maneira de suprir a carência de informações para os profissionais atuantes no mercado, haja vista a importância desta ciência na prática diária dos engenheiros civis.





ENTRAMOS EM CONTATO COM VOCÊ

Nome

E-mail

Telefone

Mensagem

(11) 2384-9313


Rua Albion 229 cj 63 - Lapa
São Paulo – SP





Desenvolvido por DIG mrkt digital